quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nelson Mandela



Estou lendo o livro "Nelson Mandela, conversas que tive comigo", nos raros intervalos de minha função prioritária no momento : Avó. E estou absolutamente encantada com a pessoa, não o mito, Nelson Mandela. As palavras que ele escreve e que revelam o seu interior. Mostram o porquê de sua força. Como permanecer tanto tempo preso e mesmo assim, não perder a doçura como sente e vê a vida.Seu caráter se desvenda na forma em que só um perfeito gentleman pode fazer, na carta que escreve para sua espôsa Winne (que não vê há oito anos!) e que transcrevo.

"Meu senso de devoção a você me impede de dizer em público mais do que já disse nesta nota, a qual precisa passar por muitas mãos.Um dia teremos a privacidade que irá nos possibilitar compartilhar os pensamentos ternos que mantivemos enterrados em nossos corações durante os últimos oito anos".

Eu achei isso encantador! encantador! encantador! ao preservar sua intimidade, mesmo diante de uma sentença de prisão perpétua. E em outros trechos deste livro, percebe-se as várias nuances que compõem este homem admirável, que é digno da homenagem do mundo inteiro!

 Estou lendo como se saboreia uma iguaria!
Também quero compartilhar com você este outro trecho:

"Os ideais que cultivamos, nossos maiores sonhos e esperanças mais ardentes podem não se realizar durante nossa vida. Mais isto não é o principal. Saber que em seu tempo você cumpriu seu dever e viveu de acordo com as expectativas de seus companheiros é em si uma experiência compensadora e uma realização magnífica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário