terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Perseverança




O Scrat é a minha representação de perseverança. Interessante é que quando chegamos a um momento da vida, em que nos conhecemos um pouco, nos “reconhecemos” em qualquer lugar. Ao ver o filme A ERA DO GELO, de todos os personagens desta série de desenho, o Scrat, de cara me seduziu. Eu estava me olhando no espelho! E naquele momento, lá no cinema, nem me dei conta.


Ao chegar em casa e ficar refletindo sobre o filme e personagens é que a “ ficha” caiu!


Quando desejo realmente algo, não me importo com o que acontece ao redor, penso no alvo a atingir. Então eu me lanço na aventura... E isso incluiu o cair, o levantar, o subir, o descer, o sofrer, o chorar, o secar as lagrimas, levantar novamente, cuidar das feridas que por ventura aparecerem, andar, correr, cair etc.etc.etc. Não fico bem comigo mesma se não tentar. Para mim, tentativa + erro = acerto!


Vale ressaltar, que a meta a ser atingida, NÃO se baseia na impulsividade, pura e simples. Outra característica predominante na minha personalidade é a racionalidade. Portanto, a meta a ser alcançada passa necessariamente pelo crivo do lado racional.


Também... Realizar meus desejos, não se traduz em passar por cima de valores éticos e morais vigentes na sociedade em que vivo. É antes de tudo um compromisso com minha auto- estima. E nem sempre isso foi assim. A partir do momento em que me comprometi comigo mesma, assumi a maioridade, no sentido kantiano do termo, é que me libertei das amarras de pré-conceitos impingidos pela sociedade, família e pela tradição (que precisa ser sempre cuidadosamente avaliada!). Os paradigmas mudam continuamente.


Ao assumirmos a responsabilidade por nossas escolhas e ações, detemos a chave do portal da aventura de nossa existência. Deixamos de delegar a outrem as decisões a tomar e arcamos com as consequências de nossos atos. Para mim isso se traduz em liberdade.


Minhas escolhas, muitas vezes não se traduzem em sucesso, aos olhos de quem está de fora. Porque o conceito de sucesso não é uma constante, que se adéque à expectativa de todo mundo. Para mim, parafraseando Ghandi “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”.


É na luta que superamos nossos limites e nos conhecemos melhor. É na forma que nos conduzimos perante os obstáculos que vamos aumentar nosso auto-respeito ou não. Portanto, para mim, o sucesso é alcançado a cada passo conseguido na direção que optamos por tomar. Sucesso é a perseverança envolvida na ação.


Quando se alcança um objetivo, se chegou a vitoria pessoal. É o momento então, de ser lançado outro desafio. Para mim, viver é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário